domingo, 17 de abril de 2011

PORTO SEM PAPEL

  Porto sem Papel é conjunto de soluções tecnológicas destinadas a  acelerar e desburocratizar o processo de atracamento e desatracamento de navios nos portos  do país.
Desenvolvido pelo Serpro com base em softwares livres, o projeto completo do Porto sem Papel agrega os sistemas: Concentrador de Dados Portuários, VTMS (Controle do Posicionamento de Navios), Carga Inteligente, Sistemas de Gerenciamento da Infraestrutura Portuária e integração com sistemas de gestão governamental como: Siafi, Siape. Siasg e outros. Essa é uma iniciativa da Secretaria Especial de Portos (SEP), órgão da Presidência da República responsável pelo setor portuário brasileiro.
 A grande vantagem do sistema é a rapidez na troca de informações, o que agiliza todo o processo de documentação, análises e autorizações para proceder a atracação, operação da carga e desatracação. Isso proporciona sensível redução no tempo de permanência das embarcações nos portos, diminuindo a burocracia hoje existente
A proposta do Porto sem Papel é justamente reduzir esse volume de informações, a partir da disponibilização de uma janela única eletrônica, que será acessada pelos seis órgãos envolvidos: Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério de Agricultura e Abastecimento, Marinha e Autoridade Portuária.
O projeto Porto Sem Papel está alinhado à política de Estado de uso preferencial de softwares livres nos programas do governo eletrônico brasileiro. O sistema é uma aplicação web desenvolvida sob a arquitetura do Framework Demoiselle, utiliza a linguagem Java, banco de dados PostGree e servidor de aplicação JBOSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário